Existem vários tipos de iluminação seja para realizar um renderização em um programa 3D, fotografar ou filmar.

Seja iluminação interna ou externa sempre é necessário ter uma técnica para que a foto ou render fique bonita.

Uma das técnicas mas básicas é a iluminação de 3 pontos que consiste em utilizar três pontos de luz em um estúdio para valorizar a forma de um objeto ou modelo humano.

Key light: também chamada de luz chave, luz principal é o principal ponto de iluminação, responsável por dar volume, ela é sempre a mais intensa. Fica localizada ao lado direito ou esquerdo do objeto ou modelo.

Fill light: é a luz de preenchimento, de suporte, pois quando iluminamos com a key light um lado do modelo sempre irá ficar escurso, então a fill light tem como função suavizar essa área, evitando áreas muito escuras. As vezes colocar uma luz mais quente, avermelhada ou fria, mais azulada pode gerar um resultado mais interessante que colocar simplesmente uma luz branca. A fill light sempre é menos intensa que a key light, é importante ir testando a iluminação para que uma não brigue com a outra.

Back light: é a luz do fundo, apontada para as costas do modelo ou parte de trás de um objeto com objetivo de destaca-los do fundo.

Agora vamos a um exemplo com um personagem que desenvolvi e utilizei a iluminação de 3 pontos.

Key light, posicionada a frente do personagem

Fill light com um tom quente

Back light, perceba como ela destaca a silhueta do fundo

E assim fica com as 3 luzes combinadas

Isso é o básico de iluminação em ambiente 3D e de estúdio fotográfico. Porém é o suficiente para apresentar seus modelos 3D de maneira mais interessante. Uma dica: quando você está fazendo testes de materiais na renderização, só usar uma key light e uma fill light já é o suficiente como no exemplo a baixo:

A iluminação foi feita com planes com shader do tipo emission. A força da Key light é 5.000 e da Fill light é 2.000.

Bom pessoal até a próxima!