Vamos aprender de maneira simples como criar efeito cromado no Blender Cycles.

Mas atenção, é necessário saber o básico da interface e navegação para acompanhar.

Vai ser bem curtinho e rápido, então relaxe e bora lá.

Modelagem

Primeiro passo devemos adicionar alguns objetos através do atalho shift+a. Lembrando que eles serão adicionado no exato ponto onde se encontra o 3D cursor.

Aproveite e ative o modificador Subdividion Surface e aplique o Shade Smooth

Materiais

Antes de tudo mude para o render Cycles.

Selecione o objeto, em seguida na área de materiais do painel Properties, clique em new.

Agora em Surface mude de Difusse BSDF para Mix Shader.

Novas opções aparecerão. Então no primeiro Shader você seleciona Difusse BSDF.

No segundo Glossy BSDF.

World

Uma coisa é fato, se não configurar o background você não conseguirá nenhum efeito nos materiais com Cycles.

Então na área World do painel Properties. Clique em Use nodes.

E deixe o Color totalmente preto.

Iluminação

Exclua qualquer lamp da cena, adicione um plane através do atalho shift+a.

Com plane selecionado, na área de materiais clique em new e na surface mude para de Diffuse BSDF para Emission.

Deixe a posição dos objetos como na imagem a seguir.

Optei por duplicar o plane emissor, colocando um de cada lado.

 

Finalização

Selecione o objeto cromado.

O valor de Difusse BSDF é responsável por dar cor ao objeto, basta mudar a cor no “Color”.

Você pode expandir o preview para visualizar o material.

O valor de Glossy BSDF é responsável por dar cor ao reflexo do objeto, mudando o valor de “Color”.

O valor de Roughness do Glossy também altera a “aspereza” do reflexo, 0 é reflexão perfeita, e quanto maior o valor mais “esfumaçado” fica o reflexo.

O valor de Fac do Mix Shader controla a influência. Quanto mais próximo de 0, maior o influência do Difuse BSDF e quanto mais próximo de 1000 maior a influência do Glossy BSDF. Logo, 0 igual a sem reflexo e 1000 igual a reflexo total.

Conclusão

Nesses poucos passos você já consegue dar uma efeito cromado a qualquer objeto.

Veja como ficou minha cena, enquadrei a câmera, e configurei os materiais.

Para dar um toque a mais, criei um fundo infinito.

Também deixei o valor de sample do render em 500 para não ficar granulado, para saber como fazer isso clique aqui(em breve) e aprenda.

Uma coisa importante se o background não estiver preto, o efeito cromado não irá ficar como do tutorial.

Isso é o suficiente? Não! Trabalhar com objetos reflexivos vai muito além do que é apresentado nesse tutorial, então acompanhe o blog para mais tutoriais e novidades.

Veja outros tutoriais:

Tutorial: como criar fundo infinito(em breve)

Tutorial: removendo o granulado do Blender Cycles